Uma empresa amiga do ambiente

Uma empresa amiga do ambiente

Marisa Costa
2019-09-11
O planeta Terra tem dado avisos. As consequências são visíveis e o culpado é só um - o Homem. Será que não consegues fazer mais por ti?

Ultimamente as notícias não tem sido as melhores. Espécies ameaçadas, incêndios e mortes. O mundo não está bem. Estamos a destruir a nossa casa. E tu sabes que podes fazer a diferença. Vamos dar-te algumas práticas sustentáveis que podes implementar no teu local de trabalho. Faz com que a tua empresa se torne amiga do ambiente.  

Produzir sem poluir. Adota este lema. Sem criar quebras na produção podes fazer da tua empresa um exemplo a seguir. Reduz as emissões de carbono, utiliza filtros nas máquinas ou utiliza matérias primas não poluentes. 

Reduzir o consumo de recursos naturais, como a água. Evitar o desperdício e utilizar os recursos de forma eficiente. No que toca aos recursos renováveis deverá haver também um uso consciente. Podes optar por painéis solares, lâmpadas LED ou de baixo consumo e evitar o uso desnecessário. Se tiveres algum dinheiro para investir podes também instalar sensores de movimento. Os consumos podem baixar até 60%. Poupas dinheiro e o ambiente agradece.

Sabias que o plástico demora mais de 400 anos a decompor-se na natureza? É ele o assassino de muitas espécies marinhas e os efeitos maléficos deste material repercutem-se no ser humano. Por isso substitui os materiais ou embalagens de plástico por um material reutilizável, descartável ou que tenha um tempo de decomposição inferior.

Um hábito bem à portuguesa é deixar os aparelhos eletrónicos em modo standby. Desligar apenas no comando e deixar com a luzinha vermelha. Claro que dá menos trabalho mas curiosamente existem equipamentos que mesmo assim estão a consumir energia. Portanto além de desligar corretamente deverás optar sempre por máquinas e equipamentos eficientes e de baixo consumo.

Reutilizar materiais e matérias primas. Por exemplo, o papel. Poderás optar por imprimir frente e verso em vez de o fazer apenas num lado do papel. Utiliza papéis velhos para rascunho e apontamentos em vez de novos cadernos. Existem mil e uma formas de voltar a dar vida aos materiais. Usa a tua criatividade!

Palavra chave: RECICLAR. Pode não parecer, mas ainda existem muitas pessoas e empresas que não o fazem. Tens noção que existem muitos resíduos que demoram mais tempo a decompor-se do que a esperança média de vida de qualquer país? O metal demora mais de 100 anos, o vidro mais de mil e a borracha tem tempo indeterminado. Recicla o máximo de materiais que possas para que ao menos sejam levados para o local indicado e não fiquem espalhados por aí.


São chamadas de empresas verdes. Já existem muitas espalhadas pelo mundo. Preocupam-se com o ambiente e contribuem para que seja mais ecológico e sustentável. Em 2018, Dassault Systemesa foi considerada a empresa mais sustentável do mundo. E que tal este ano ser a tua?