Tendências de Vídeo em 2019

Tendências de Vídeo em 2019

Marisa Costa
2019-09-03
A internet é invadida diariamente com novos conteúdos, mas os mais desejados são os vídeos. O público pede interatividade e movimento. Por isso luzes, câmera, ação! Conhece as tendências deste ano.

Vlog de viagens

Gravar o dia a dia das tuas viagens pode ser uma boa forma de criares conteúdo para as tuas redes sociais não achas? O hotel, a cultura do país, a comida, tudo. Muitos bloggers já o fazem. E realmente são cada vez mais os canais no Youtube dedicados a viagens e lazer. Quando há muita oferta no mercado, para te destacares tens que ser realmente bom e ter pontos a teu favor. Se gostas de viagens e achas que até tens jeito para editar por que não apostar em Vlogs?


Vídeo Vertical 

Tal como nas fotografias, o vídeo também está muito direcionado para a internet. Para tal, a tendência é criar vídeos verticais para que possam acompanhar o sentido do ecrã dos telemóveis. Uma das grandes ferramentas que tem impulsionado os vídeos é o Instagram Stories. Esta função do Instagram fez com que aumentasse o número de usuários e possibilitou com mais facilidade a partilha de imagens e vídeos, ainda que de curta duração. De facto, desde que surgiu esta novidade a publicação de vídeos aumentou. Com os mais variadíssimos temas, os utilizadores começaram a publicar conteúdos da sua rotina ou “conteúdos secundários” (chamemos-lhes assim) que não queriam publicar no feed. Esta função já era conhecida no Snapchat, mas agora no Instagram tomou outras proporções. Também o Facebook e o Youtube criaram esta ferramenta nas suas plataformas.


Drones

Uma das maiores tendências. Fotógrafos profissionais utilizam drones para capturar os melhores vídeos, com ângulos impossíveis de filmar de qualquer outra forma. A captura destes planos é abrangente e permite ter uma perceção geográfica dos espaços. Vídeos promocionais, casamentos, são inúmeras as possibilidades. Esta invenção tecnológica é versátil e permite gravar praticamente tudo. Os drones tem vindo a revolucionar a produção audiovisual no cinema e também no marketing, mas existe algo onde é preciso ter atenção. Nem todos os sítios podem ser filmados. É necessário preservar a privacidade das pessoas e não perturbar a fauna e a flora. Deste modo deverás ter uma licença e respeitar as restrições legais. 


Vídeos em 360 graus

Quantas e quantas vezes não gastavas de ver o que se passa num certo sítio e a câmera não te mostra? Com os vídeos em 360º podes ter uma perceção geral do espaço, como se desses uma volta completa em redor da câmera. Permite ver todo o ambiente de gravação e não apenas um plano específico. Já existem plataformas como Facebook e YouTube, que permitem aos usuários postar e ver vídeos em 360 graus. Dessa maneira, esse tipo de conteúdo fica cada vez mais popular e acessível.


Transmissões ao vivo

De certeza que já abriste as tuas redes sociais e te deparaste com alguém a fazer um direto para a câmera. Pois é, as gravações em direto estão cada vez mais em alta. Geram bastante engagement e permanência do público, assim como transmitem confiança. O Facebook e o Instagram já disponibilizam essa opção, que ao mesmo tempo permite um contacto maior com os seguidores, interagindo diretamente no vídeo através de comentários. É uma boa opção para as marcas fortalecerem a relação com os clientes e mostrarem a sua autenticidade.


Videoaula - Estudo em vídeo 

Queres investir na tua formação, mas não te convém sair de casa ou deslocar para longe? Ou és muito bom em alguma coisa e até gostavas de ganhar algum dinheiro? Esta é a solução ideal para ti. A educação à distância está cada vez mais presente no nosso quotidiano. Através do Youtube ´poderás ver vídeos das mais variadas áreas. Existem ainda outras plataformas como a CEAC, que disponibilizam cursos online recorrendo à visualização de vídeos. As vantagens são muitas: oferece uma aprendizagem personalizada, custo reduzido, além da facilidade de acesso em qualquer sítio através do computador. Muitas empresas utilizam também este método para prestar formação aos seus funcionários. Flexível, didático e inovador.


 

Os vídeos menos apreciados são os de publicidade, mas como sabemos para ter acesso a determinados conteúdos gratuitamente é necessário que alguém pague. Estão presentes em todo o lado e já é possível ver o uso de algumas novidades como os drones ou os anúncios na vertical para os formatos mobile.


Será que estas tendências se irão manter no próximo ano? Estamos cá para ver.