Living Coral: a cor de 2019

Living Coral: a cor de 2019

Paula Sá
2019-02-25
A cor de 2019 chegou sem medos e dividiu opiniões. Para alguns, perfeita, para outros, demasiado arrojada. Falamos um pouco sobre a Living Coral neste artigo que enaltece a importância da Pantone nas nossas vidas.

A Pantone foi fundada em 1962 e, inicialmente, produzia cartões de cores para marcas de cosméticos. Atualmente, é a empresa de sistemas de cores mais influente do Mundo. Desde 2000, é responsável por escolher a cor do ano, que é lançada no mês de dezembro do ano anterior. Esta cor tem por base os acontecimentos atuais da época, tendo por isso um carácter cultural que não deixa ninguém indiferente. Além disso, a Pantone inspira-se em diversas coisas, tais como edifícios, movimentos, estilos de vida, artistas, moda, redes sociais, tecnologias, materiais, entre outros. 

O Living Coral foi a cor escolhida para 2019. Já na paleta de cores escolhidas para este ano, a Pantone tinha revelado uma tendência para cores vivas e néon. No site, a marca explica que se inspirou nas profundezas do mar, que escondem belíssimos recifes de corais: num azul intenso e escuro, existe uma explosão de cor à espera de ser encontrada. A Pantone destaca, também, o toque familiar desta cor, que sugere intimidade e ligação. Na verdade, este foi o grande argumento: numa época onde toda a gente passa demasiado tempo no telemóvel, é necessário reforçar e valorizar a conexão real.

Este é o ano da cor que transmite confiança, alegria, energia e familiaridade.

Este é o momento para abusar da cor e para a usar sem medos. No armário, na cozinha, na rua, no trabalho, onde quiser.

Para os mais discretos, o coral também pode ser conjugado com branco, para que não tenha tanta força. Para os atrevidos, as combinações são várias: com roxo, azul escuro ou amarelo, por exemplo. Para um ar mais monocromático, sugerimos o rosa ou o laranja, até porque o coral surge da combinação dessas duas cores.

Como é que isto funciona com as marcas?

Para marcas de vestuário ou calçado, pode servir de inspiração para novas coleções. A cor do ano da Pantone é algo a que todos os designers e estilistas estão atentos, porque tem por base uma previsão de tendências. Para os restantes criativos, a Pantone é uma instituição de referência, que cruza diversas inspirações e que nos faz esperar, todos os anos, pela nova cor.


E vocês, gostam do Living Coral?