Dicas para explorares a tua criatividade

Dicas para explorares a tua criatividade

Marisa Costa
2019-06-26
“A criatividade é a inteligência a divertir-se.” Sabes quem disse isto? Albert Einstein. Não é à toa que um génio põe à prova a sua inteligência. Porque não fazes o mesmo? Vamos dar-te algumas dicas para poderes ser criativo!

Faz um brainstorming (sempre)

Risca. Apaga. E volta a riscar. O teu cérebro é capaz de ter mil e uma ideias e para ajudá-lo faz um brainstorming.

Mas o que é isso? Tempestade? Cérebro? Exatamente. Tempestade de ideias mais concretamente. Pega numa folha e organiza as tuas ideias. Com desenhos, balões de fala, palavras, gráficos, símbolos, tudo e mais alguma coisa que achares útil. 

Se trabalhas na área das artes aconselhamos-te a ter um diário gráfico. Assim poderás registar todas as tuas ideias sem deixar escapar nada!

À medida que vais escrevendo, as ideias vão surgindo e tudo começa a encaixar-se. Experimenta!


Vai buscar inspiração! 

Mas afinal se não tenho ideias ... O que é que eu faço?

Fácil. Existem inúmeras plataformas onde te poderás inspirar. O Pinterest é um ótimo exemplo. Desde culinária, beleza, decoração , são imensas as áreas. Basta procurares no motor de busca. Além disso podes criar uma conta e seguir páginas e figuras que te interessem. Assim estarás sempre a par das novidades! Poderás também instalar a aplicação no teu smartphone. Está disponível para Android e iOS.

Gostas de ler? Então: livros! Existem obras de variadíssimos temas e de certeza que encontrarás alguma coisa que te será útil. Experimenta ler também revistas, blogues e reportagens de áreas totalmente diferentes da tua. Informação a mais não fará mal nenhum e com certeza que não te importas de ser uma pessoa culta, pois não?

Outra dica, eventos. Já pensaste participar em feiras, exposições  ou workshops sobre áreas que gostes e te dê jeito para o trabalho? Poderá ser uma boa hipótese de conhecer pessoas e criares a tua rede de contactos. Além disso todos os pormenores contam. Não sabes se um simples flyer ou cartaz te irá dar grandes ideias.

Queres mais? Navega na Internet. Aproveita todas as facilidades que temos hoje em dia. Pesquisa. Abre os teus horizontes. Usa as redes sociais. Troca ideias. 

Se precisas de conteúdo visual, existem muito bancos de imagens que poderão ser a tua salvação. Por exemplo a Adobe Stock. Mas também existem muitos grátis, como Pixabay, Unsplash ou Flickr.

Tens também filmes ou músicas. Talvez ouvir a tua música favorita seja o que precisas para ter aquele clique.

Investiga o que realmente precisas mas não deixes de lado o teu apontamento pessoal. Espalha uns pozinhos do teu bom gosto.


Viaja sempre que puderes 

Sai da rotina. Conhece e desfruta do melhor que este mundo tem. Convive com outras culturas e verás que poderás aprender muito com elas. Claro que o deverás fazer sempre de acordo com o teu orçamento. Mas não precisas de ir muito longe. Às vezes os maiores segredos podem estar na casa do vizinho.

Além disso, reduz o stress e fará com que tenhas mais tranquilidade e paciência. Se estiveres relaxado será mais fácil pensar e com certeza surgirão mais ideias.

Outra vantagem é que melhora o teu humor. O facto de te sentires livre e fazeres coisas que gostas permite dar asas à tua imaginação. As pessoas que viajam mais têm uma expectativa de vida mais alta. Por isso não te esqueças que viajar traz mais qualidade de vida!


Descobre os teus sonhos 

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". É assim não é? Já dizia Fernando Pessoa. Então sonha à vontade! Não ponhas limites à tua imaginação. Sonha conscientemente. E deves ter sempre um bloco de notas na mesinha de cabeceira. Assim quanto tiveres aquela ideia de que tanto precisas pode registar logo tudo e não deixas escapar nada.

A imaginação e a inspiração são inevitavelmente duas aliadas. É o que existe de mais poderoso no ser humano. É que nos motiva a fazer. Concretizar. Realizar. E não paga imposto!  Não interessa de onde vem, mas sim o seu resultado. Keep going! :)