Curiosidades sobre os Simpsons

Curiosidades sobre os Simpsons

Marisa Costa
2019-07-29
Quem nunca ouviu falar nos Simpsons? Uma série intemporal que já conta com 30 temporadas. Estreou a 17 de dezembro de 1989 e Matt Groening, criador e cartoonista destes desenhos animados revelou alguns segredos!

Porque é que são amarelos?

Toda a gente se pergunta. E a verdade é que não são amarelos por acaso. Matt Groening disse que não queria as cores convencionais dos desenhos animados. E referiu ainda que a cor remete automaticamente para esta série, ou seja, quando as pessoas fazem zapping e reparam na cor amarela sabem logo que são os Simpsons.


A escolha dos nomes

Tudo foi pensado ao pormenor. Matt Groening inspirou-se na sua família para a escolha dos nomes dos personagens principais. Os seus pais chamavam-se Homer Groening e Margaret Wiggum, que inspirou o nome dos protagonistas Homer e Marge Simpson. Utilizou também o nome das suas irmãs chamadas Lisa Groening e Margaret Groening (Maggie) . Matt Groening tinha ainda uma terceira irmã, Patricia Ann Groening. Esta deu origem ao nome da irmã de Marge, Patty. O nome de Bart foi criado a partir do anagrama da palavra “brat”, que significa “fedelho” ou “pirralho” em inglês. 


Qual é o nome completo dos Simpsons?

Não é conhecido por muitos mas a verdade é que estas personagens tem nomes bem mais complexos do que parece. Os nomes dos pais são Homer Jay Simpson e Marjorie (Marge) Bouvier Simpson. Os filhos são Bartolomew (Bart) Jo-Jo Jay Simpson, Lisa Marie Simpson e Margaret (Maggie) Bouvier Jo-Jo Simpson.


Humanos VS Coelhos

Talvez a curiosidade mais hilariante. Os Simpsons iam ser coelhos! Sim é verdade. De acordo com Groening, o seu projeto inicial era criar personagens que fossem uma família de coelhos. Mas depois, pensou bem e quis criar algo completamente diferente - humanos. Aliás, uma das provas disso é o cabelo de Marge. Na ideia inicial o objetivo era esconder orelhas de coelho.


Smithers - uma mudança de última hora

Originalmente a personagem Smithers era gay e negro. Mas depois tornou-se amarelo. Qual a justificação? Um antigo roteirista da série, Jay Kogen refere que “isso seria demais, então mantivemos apenas gay". Isto para evitar polémicas. Mais tarde, em 2014, Matt Groening deu outra explicação. Disse que tudo não passou de um erro quando estavam a pintar Smithers e que não pôde ser corrigido porque os produtores na época não tinham dinheiro para pintá-lo de amarelo. 


A voz do Bart

Nunca notaste um timbre feminino? Pois é. É a americana Nancy Cartwright que faz a voz do Bart no desenho original. Sim uma mulher! Inicialmente, tinha sido convidada para dar voz a Lisa, mas acabou por ganhar também os papéis de Todd Flanders, Nelson Mutz, Kearney e Ralph Wiggum. 


Os dedos das personagens

Todos os personagens dos Simpsons têm quatro dedos. Já tinhas reparado? Mas a curiosidade é que há duas exceções: Deus e Jesus. As figuras divinas tem cinco.


Porquê Springfield?

A cidade onde os Simpsons moram tem também uma justificação. Matt Groening percebeu que Springfield é um dos nomes de cidade mais comuns nos Estados Unidos. Logo, quis que as pessoas se identificassem com a série. Sabia que toda a gente iria pensar que era a sua Springfield, a sua cidade. Mas há outra razão. Foi onde Groening passou a infância (Springfield de Oregon). O endereço da família Simpson – Evergreen Terrace, 632 – é o mesmo da casa ele morava.


Homer  - o imprescindível

Homer é a única personagem a ter falas em todos os episódios. E se reparares bem, quando a família Simpson está a andar de carro, Homer é o único que não usa cinto de segurança. O motivo? Não se sabe.


Simpsons no Médio Oriente

Esta série é transmitida em várias línguas: Japonês, alemão, espanhol e francês são algumas delas. Mas são nos países árabes onde se notam algumas diferenças. Por exemplo: Homer bebe refrigerante em vez de cerveja para não contrariar os costumes locais da cultura islâmica. Os nomes de todas as personagens também tiveram que se alterados. Homer Simpson, passou a chamar-se Omar Shamshoon e Marge passou a Mona Shamshoon. A cidade de Springfield foi substituída por Rabeaa (Primavera). 


O tempo dos episódios

Os episódios dão muito trabalho a realizar e em média, cada um leva de seis a oito meses para ficar pronto. Quando a introdução é mais longa indica que o episódio é mais curto. E vice versa, quando a introdução é curtinha significa que o episódio é mais demorado. Deste modo, utilizam esta estratégia para equilibrar o tempo dos episódios.


Marge na Playboy

Na edição de novembro de 2009, Marge foi capa de revista. Decidiram fazer este trabalho para conquistar leitores mais jovens, uma vez que o leitor médio era de 35 anos. Marge foi a segunda personagem de animação a aparecer nua na Playboy. A primeira foi Jessica Rabbit, de “Quem tramou Roger Rabbit”.


A marca do criador

Matt Groening deixou algumas marcas suas na série. As suas iniciais estão no Homer. Onde? O cabelo em cima da orelha é o M (Matt) e a orelha é o G (Groening). Outra tarefa que o criador teve foi emitir o barulho da chupeta de Maggie. Sim, foi gravado pelo próprio.


O “FIM”

Os Simpsons já contam com muitos episódios e temporadas, mas mesmo assim, o fim parece não estar perto. E porquê? A FOX tem os direitos sobre a série até 2082. Será possível durar 95 anos? Estamos cá para ver.


Nota: as imagens utilizadas neste artigo podem contar direitos reservados. // FOX