Como ter uma empresa de sucesso em 6 passos

Como ter uma empresa de sucesso em 6 passos

Marisa Costa
2019-07-03
Quem não gosta de ser bem sucedido? Pois é, toda a gente! Segue todos estes passos e torna o teu trabalho ou a tua empresa mais produtiva. Agradeces depois!

1 - Sê empreendedor 

Em primeiro lugar, se tens ou queres ter uma empresa é bom que saibas que terás que fazer esforços e sacrifícios. Horas extra , trabalhar em casa, estar sempre atento a tudo e todos. Tens que saber realmente o que se passa na tua empresa.  Não podes cruzar os braços. 

Tens que acompanhar os avanços tecnológicos, não podes ficar para trás. Novos equipamentos e possíveis clientes estão sempre a surgir. Mantém-te informado.

Ser empreendedor é ser persistente e inovador. Deves procurar oportunidades, investir e ter um pensamento estratégico. Tens que querer e fazer. E tenta sempre superar-te. A tua empresa tem que ser a melhor.


2 - Faz estudos do Mercado

O teu negócio não está a dar resultado? Então tenta perceber o que o mercado precisa. O que falta e o que já está explorado. Já ouviste falar em análise SWOT ou PEST?

A análise SWOT representa uma análise interna e externa da organização. Avalia as forças (Strenghts) , fraquezas  (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Forças e fraquezas são fatores internos que dependem da empresa e podem ser melhorados pela mesma. Já os fatores externos são mais difíceis de reparar. Variam consoante o país, a área de negócios ou a concorrência. 

A análise PEST é um acrónimo de análise Política, Económica, Social e Tecnológica. Consiste numa avaliação do macro-ambiente da empresa. Tudo aquilo exterior que pode influenciar o bom desempenho. Existe também a PESTAL, que além dos elementos acima referidos abrange também as condições ambientais e legais.

Estas ferramentas permitem fazer um diagnóstico estratégico da tua empresa. Não fiques parado! 


3 - Define um público alvo

Não penses que todos os negócios servem para todos os consumidores. Não vais querer vender biberões a bebes de 6 meses pois não? Pensa em quem compra. Os pais! Pois bem, define quem são realmente os teus clientes. Faz uma segmentação do mercado e assim será mais fácil vender os teus produtos.

Define faixa etária, sexo, localização demográfica. Tudo. Verás que assim a publicidade será muito mais eficaz e os teus clientes ficarão bastante satisfeitos por ter a tua atenção. 


4 - Cria ligação com o cliente

Afinal quem não gosta de se sentir o centro das atenções? O teu cliente é a tua prioridade. É para ele que trabalhas. Se ele não consumir a tua empresa está em risco.

Depois de teres a tua rede, tens que criar uma relação com os teus contactos. E essa relação tem que ser alimentada. Se o cliente se esquece que existes ele substitui-te e procura na concorrência.

Envia newsletters, postais de boas festas e tenta manter sempre uma relação cordial. Mesmo que seja aquela pessoa que te tira do sério. Respira e sorri. Lembra-te que és o rosto da empresa! 


5 - Uma equipa motivada

Não é assim tão fácil ser líder. É preciso saber tomar as decisões certas na altura mais apropriada, lidar com problemas, procurar soluções, saber lidar com a pressão, gerir prazos, motivar os funcionários, ter uma visão empresarial e muito mais. Não basta ter um bom salário. É preciso dar para se receber. 

Tens que saber ouvir, aprender e aceitar as falhas dos outros. Assim como deves criar uma boa relação com os teus clientes, também o deves fazer com os teus colaboradores. Eles tem que sentir confiança em ti. Eles são o feedback do trabalho da empresa. Se a ligação com eles não for boa é sinal que algo está errado.


6 - Aposta no Marketing Digital

Uma boa ajuda na divulgação dos teus produtos ou serviços são os media. Mas hoje em dia, fica muito mais barato promoveres a tua empresa na internet.  A publicidade nas redes sociais poderá dar a conhecer e divulgar diversos acontecimentos ou novidades, assim como te permite chegar ao teu público de forma mais eficaz. Cria páginas de Facebook ou Instagram, por exemplo, e não te esqueças de fazer no mínimo 2 posts semanais. O teu cliente tem que receber novidades tuas. E faz posts apelativos. Usa a tua critividade. O importante é seduzir e conquistar o cliente.

Cria um plano de marketing e define bem os teus objetivos. A curto e longo prazo.  O digital facilita a comunicação entre a empresa e o consumidor de maneira direta e personalizada. Permite que estejas em todo o lado sem sair do sítio. 

Além das redes sociais, não te esqueças de ter um site. Um bom site. Mesmo que tenhas que gastar algum dinheiro é sempre uma mais valia para a tua empresa. 

Outra dica é utilizares o e-mail marketing. Aproveita o teu email e envia mensagens com fins comerciais. Dá a conhecer novos produtos e notícias quer aos clientes, fornecedores ou funcionários.

Faz uma boa gestão dos teus recursos e verás que tens tudo para ter sucesso. E não te esqueças de pôr em práticas todas as nossas dicas.