As novidades do Instagram

As novidades do Instagram

Paula Sá
2019-05-27
O Instagram é uma das redes sociais mais famosas do mundo e não pára de inovar desde 2010. Apresentamos, neste artigo, as últimas novidades da app.

CREATE MODE

Trata-se de um design renovado da câmera com um novo modo, o Create Mode, que irá permitir alterar o modo da fotografia de forma semicircular. Isto irá facilitar o acesso aos diferentes modos de captura e ferramentas do Instagram. 

Para além disso, será possível partilhar uma história sem fazer o upload de uma fotografia ou o vídeo.  Já é possível partilhar uma frase simples sem nenhum upload - no modo Escrita -  mas agora será possível fazer questionários, sondagens ou contagens da mesma forma.


ADESIVO DE DONATIVOS

Um novo adesivo está a chegar ao Instagram e é o mais solidário de todos. Basta selecionar o adesivo para escolher uma organização da lista para quem queres angariar donativos e adicionar à tua publicação. É possível para o utilizador ver quanto já conseguiu angariar e o Instagram doará 100% do dinheiro à instituição escolhida.


CREATOR PROFILE

Já existe uma diferença entre o utilizador comum e o perfil profissional, mas o Instagram surgiu com mais um perfil, direcionado para influencers digitais: o Creator Profile. A principal diferença está nas métricas de análise que este perfil vai ter, como estatísticas de engagement, estado de atividade do público e informações demográficas sobre o mesmo. Com este perfil será possível ver quem começa ou deixa de seguir a tua conta, sem necessitares de uma app externa. Como um grande bónus para influencers, será possível priorizar mensagens de marcas e amigos próximos, para que nunca as percam de vista. Vão também poder escolher o método de contacto preferido: e-mail, chamada ou mensagem direta.

Estas são duas desvantagens apontadas:

- esta ferramenta poderá só estar disponível para quem tenha um número mínimo de seguidores

- não é possível agendar posts nem ter acesso a métricas com apps externas ao Instagram



COMPRA ARTIGOS NUMA FOTOGRAFIA 

Não há fim à vista para os influencers digitais. Agora será possível comprares os teus produtos favoritos diretamente da fotografia de um influencer. Isto vai trazer mudanças significativas para as marcas e para estratégias de marketing. Se até aqui era importante existirem embaixadores de marca, que valorizassem e divulgassem os produtos, agora será obrigatório. Isto porque o público, em apenas dois ou três cliques, consegue comprar a peça. 


FILTROS PERSONALIZADOS

Agora vais poder usufruir do Spark AR Studio, um software para filtros do Instagram Stories, utilizado por marcas e designers, que estará disponível para Mac e PC. Esta ferramenta vai permitir criares os teus próprios filtros, mas funciona também como uma forma das marcas poderem disponibilizar os seus produtos a fim de serem testados em câmera, tal como Kylie Jenner fez com os seus batons.

Prevê-se que para aceder aos filtros de cada empresa se tenha de seguir a marca ou visitar o seu perfil no Instagram.


LIKES? WHO CARES?

Apesar do propósito do Instagram parecer estar intrinsecamente ligado ao número de likes que um post tem, estes dias parecem estar a acabar. O objetivo é que as pessoas se preocupem menos com os likes, e mais com conexão real e conteúdo autêntico.  

As redes sociais têm sofrido várias críticas ao longo dos últimos anos por serem vistas como um meio de aprovação e aceitação por parte dos outros, o que leva a comportamentos obsessivos e a quadros depressivos. Esta é uma preocupação de Mark Zuckenberg e aqui parece surgir uma solução, mas ainda não há certezas sobre a implementação da ideia worldwide.



TEMPO PARA DESCANSO E MODO ANTI-BULLYING 

Já não precisas de apagar a tua conta de Instagram se quiseres tirar umas férias. O Instagram vai ter um "modo viagem" que te vai permitir afastares-te da atividade e notificações do instagram sem excluires a tua conta.

Aliado a isso, se o Instagram reparar que um utilizador está a deixar um comentário negativo, vai avisá-lo sobre o conteúdo do seu texto antes dele poder publicá-lo, para dar à pessoa uma oportunidade para pensar duas vezes antes de criticar algo ou alguém de forma ofensiva.